domingo, 10 de outubro de 2010

A Baleia...


       Final de julho passado eu fiquei 10 dias em San Francisco na casa da minha grande amiga Letty Brown. Me lembro de ver vários jornais locais publicando fotos de  Baleias Jubarte (Megaptera novaeangliae) que sempre visitam a San Francisco Bay durante aquela época do ano. Algumas semanas após minha viagem a California vi essa foto na internet e achei fantástica, assim como sua história. Queria muito compartilhar ela com vocês.
     Essa foto foi capa de uma matéria publicada recentemente no “San Francisco Chronicle”,  sobre uma fêmea de Baleia Jubarte que ficou presa em uma verdadeira “teia de aranha” de linhas e armadilhas feitas para capturar carangueijo. Ela estava sendo puxada para baixo por centenas de quilos de armadilhas enroladas pelo corpo, cauda, torso e boca da baleia que lutava duramente pra se manter próxima da superfície. Um pescador viu a Baleia ao leste das Ilhas Farallon (próxima a Golden Gate) e através de rádio pediu ajuda a um grupo ambiental local. Em poucas horas, a equipe de resgate chegou e determinou que ela estava muito submersa. A única forma de liberta-lá seria mergulhando. Depois de várias horas de trabalho, usando facas especiais para cortar as cordas e linhas, a baleia foi libertada das armadilhas.Os mergulhadores disseram que após ser libertada a Baleia nadava em círculos no que parecia ser uma demonstração de felicidade. Ela então voltou para os mergulhadores, e tocou gentilmente cada um deles como se estivesse agradecendo o favor. Alguns disseram que aquela foi a mais bonita e incrível experiência de suas vidas. O mergulhador que cortou a corda presa à boca da Baleia, disse que os olhos dela seguiam ele o tempo todo, e que nunca será o mesmo.
   Será que você, e todos aqueles que você ama, têm a felicidade de serem arrodeados por pessoas que irão ajudar você a se livrar das coisas que te aprisionam?  E, poderá você sempre reconhecer o valor de dar e receber compaixão?  Falo de compaixão universal, não apenas entre os seres humanos, mas entre todos os seres.
   Eu passo isso para vocês, meus amigos, no mesmo espírito.   

2 comentários:

  1. É admirável saber que no meio desse vasto mundo egoísta ainda existam pessoas que se importem com seres irracionais, porém indispensáveis à nossa vida.
    É de arrepiar a mensagem que este texto transmite.
    Parabéns! =*

    ResponderExcluir
  2. Lindo... adorei!!! E tenho tido vivências positivas e negativas nesse aspecto nas últimas semanas.
    Já tô seguindo, viu? Beijão!!!!

    ResponderExcluir